12 - Posso defender tese de mestrado ou doutorado antes dos prazos estipulados?
Sim, desde que tenha cumprido o total de créditos obrigatórios do programa.
Na instituição onde inicialmente realizou sua matricula, pode ser solicitada por e-mail ou presencialmente na secretaria local.
E-mails e telefone das secretarias:
Karine Guedes –UFRJ - ppgbios@nubea.ufrj.br – Tel. 99897-5677
Ana Paula de Assis – UFF - bioeticaeticaaplicada@gmail.com – Tel. 2629 9357
Aline Santos – UERJ - bioetica@ims.uerj.br – Tel.2334 0354/0235
Michelle Oliveira – Fiocruz/ENSP - ppgbios.fiocruz@gmail.com – Tel. 2598 2650
Sendo aluno regular do Programa, precisa ficar atento ao prazo de inscrição de cada semestre, pois cada IES disponibilizará o prazo para inscrição das disciplinas para fazer presencialmente ou pela internet se a instituição disponibilizar deste recurso.
Na secretaria da instituição onde se matriculou
Esse aproveitamento poderá ser feito na secretaria local com o de acordo do seu orientador e num prazo máximo de até 2 (dois) anos a partir do término do mestrado
Entregar versão final da dissertação no prazo de prazo de até 30 (tinta) dias quando não houver modificações na tese solicitada pela banca e até no máximo de 90 (noventa) dias quando houverem modificações a serem realizadas. Devem entregar um CD com a versão final do trabalho na Secretaria.
Sim, existem disciplinas que não podem deixar de cursar por ser obrigatória especialmente para bolsistas. Deve cumprir rigorosamente prazos de qualificação e defesa de dissertação e as normas do regulamento da Bolsa que você recebeu.
Sim, mediante um “de acordo” do docente da disciplina, solicitado por e-mail para uma das quatro secretarias do programa.
De até 12 (doze) meses após o início ao curso
Até 24 (vinte e quatro) meses após início do curso
Até 24 (vinte e quatro) meses após início do curso
Prazo máximo de até 4 (quatro) anos a partir da data da matricula
Sim, desde que tenha cumprido o total de créditos obrigatórios do programa.
Sim, desde que tenha relação e relevância com a linha de pesquisa escolhida e o parecer favorável do seu professor-orientador. O PPGBIOS estimula a produção de artigos em parceria com seus orientadores.
Não. O aproveitamento do artigo publicado na dissertação poderá ser aceito se corresponder com o assunto pesquisado que pretende desenvolver em sua dissertação com a concordância do professor-orientador
Sim. A tese de doutorado pode ser composta por um artigo publicado e outros dois submetidos. Em conjunto com seu (sua) orientador(a) é possível se decidir pelo formato de artigos, porém é necessário que haja coerência entre eles que dê um sentido ao conjunto de artigos. Deverá também ser elaborada uma “tese” com introdução, revisão bibliográfica uma discussão sobre o caminho metodológico dos trabalhos, o corpo dos artigos e uma seção de considerações finais que articule os trabalhos e as reflexões apresentadas, além da bibliografia utilizada.
O aluno deve cursar novas disciplinas eletivas ao longo do curso de doutorado transitando por várias distintas áreas do conhecimento; no entanto poderá aproveitar até 20% (vinte por cento) das disciplinas eletivas já cursadas no mestrado ou disciplinas eletivas feitas fora do programa com indicação do seu orientador.
Solicitando à secretaria local a validação dos créditos das disciplinas eletivas cursadas no mestrado para aproveitamento no curso de doutorado constando formalmente o “de acordo” do seu orientador para aprovação do CD. Não deve exceder o prazo máximo de 2 (dois) anos a partir do término do curso de mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.
Todos os créditos referentes à carga horária de disciplinas devem ter sido concluídos. Bolsistas devem ter especial atenção para as disciplinas obrigatórias para eles, bem como a prática docente
Toda pesquisa que envolver direta ou indiretamente seres humanos devem ser submetidas previamente para aprovação no CEP da instituição onde você está matriculado.
Não a um CEP, mas a CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) da instituição onde você está matriculado, mas apenas no caso de haver um trabalho prático com os animais não humanos.
Sim. Em qualquer uma das instituições associadas você tem acesso garantido e direto ao site “Periódicos da Capes”. É possível aos alunos regulamente matriculados que obtenham acesso remoto ao site, mas deve ser solicitado em cada uma das instituições. O caminho administrativo pode variar.
Consulte a secretaria da instituição onde está matriculado para verificar essa possibilidade.
Sim, desde que tenha cumprido o total de créditos obrigatórios do programa.