Impacto social
Os docentes e pesquisadores do Programa realizam uma série de atividades complementares que visam dinamizar suas linhas e projetos de pesquisa, através do estreitamento de vínculos intra- e inter-institucionais, seja através de atividades de docência (na graduação, na pós-graduação lato sensu e em curso de extensão), de pesquisa e integração com serviços de saúde (elaboração de projetos, assessorias e apoio à estruturação de serviços de informação à população) e atividades de extensão que atingem a população em geral.
Com as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde do Rio de Janeiro há uma relação de cooperação que envolve treinamentos diversos e participação em comitês específicos. Com o Ministério da Saúde a relação de vários docentes do programa varia de consultores a membros de comissões como a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Saúde. Sobressaem-se, ainda, entre as atividades complementares dos docentes a ocupação de cargos executivos no interior da própria IES (direção, coordenação). Parte dos docentes do Programa está vinculada a Comissão de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e a Comissão de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil – RJ.
Fora da IES de origem, nossos docentes têm ocupado cargos executivos e de representação em Associações Científicas como ABRASCO, Sociedade de Bioética do Rio de Janeiro .e Sociedade Brasileira de Bioética. Além disso, muitos são avaliadores de livros de Editoras universitárias de diversos estados do país, de artigos em Revistas especializadas da área da Saúde Coletiva e de Bioética, e de projetos para agências de fomento (CNPq, Capes, Faperj, FUJB). Alguns de nossos docentes participam como pareceristas de revistas científicas e atuam como editores de revista (DIVERSITATE, Revista Brasileira de Educação Médica e revista Bioética). Alguns também são solicitados com freqüência para dar conferências em Hospitais e em seus centros de estudos, assim como em departamentos da área da Saúde de outras IES, assim como têm atuado como conferencistas nos congressos de Bioética regionais e Nacional. E todos os docentes têm apresentado os resultados parciais ou finais de suas pesquisas em Congressos da área da Saúde e de Bioética.
No plano acadêmico, diversos docentes do programa atuam em outros programas de pós-graduação das áreas de Saúde, Direito, Filosofia, não só orientando dissertações e teses de doutorado, ministrando aulas e participando de bancas como também interagindo seus projetos de pesquisa com os de outros programas. Estas atividades têm contribuído para a consolidação de nossas linhas de pesquisa.